← Back Published on

Paredão: Conheça o fenômeno que conquistou o Brasil

Texto para o Blog do Palco MP3

Falar sobre o mundo é falar sobre música e o Brasil, claro, não é nenhuma exceção nesse caso. Se o assunto é o som do momento aqui no nosso país, não tem outra: as músicas pra tocar no paredão dominaram a cena.

A cultura do paredão não nasceu ontem como uma nova categoria de hits nas plataformas de streaming. Eu sei que você, provavelmente, já acompanha as mais quentes do momento no Palco MP3, mas queremos convidar você para se aprofundar um pouco no que existe além do som.

Coloca nossa playlist pra tocar e se joga!

O paredão estourou e dominou a capital


Alguns pesquisadores apostam que a cultura do paredão começou no Nordeste do país por volta de 2008. O ritmo que bombava na época era pagodão e as festas eram caracterizadas por uma parede de aparelhos sonoros conectados a um som automotivo, enquanto o público se contaminava com a energia das batidas. O pagodão embalou festas, bares e quiosques de todos os estados da região e o paredão tornou-se uma manifestação cultural popular.

PAGODÃO - RELIQUIA - SWINGUEIRA DAS ANTIGAS


Hoje em dia, o pagodão não é o único dono dos paredões. Ele tem se adaptado à medida que alcança novos espaços, públicos, culturas e preferências musicais. E os ritmos mais populares do Brasil como a pisadinha não ficaria de fora. Um dos maiores nomes do piseiro, ‘o diferente dos iguais’, Tarcísio do Acordeon, sempre usa a frase “É pra tocar no paredão!” no meio de suas músicas. A pisadinha e os paredões formaram uma dupla de tamanho sucesso que os artistas têm criado suas composições já pensando em como vão soar nas caixas de som.

MEIA NOITE (Você tem meu Whatsapp) - Tarcísio do Acordeon 


O funk também ganhou seu espaço e parcerias que misturam os dois, como MC Don Juan e Tarcísio do Acordeon na música “Não vou te bloquear” têm surgido cada vez mais.

Em São Paulo, a cultura dos carros de sons em rolês tornou-se popular recentemente e sempre esquentaram o clima dos bailes de rua até a madrugada. Atualmente, os paredões de som modificaram um pouco esse panorama e é cada vez mais frequente nos fluxos e apresentações em boates. Um dos mais famosos do estado é o Megatron, que mistura um pouco do funk paulista e da eletrônica.

A democratização do rolê


As festas no estilo paredão são democráticas. Elas ocupam o espaço da rua com um som que preenche o ambiente enquanto as pessoas podem compartilhar um momento de lazer. Não é coincidência que essas festas tenham começado e são extremamente populares em regiões periféricas das cidades.

Assim como os bailes, as rodas de samba e as batalhas de rima, o paredão é uma ferramenta de socialização de uma população que não costuma receber do poder público oportunidades de se divertir. É o lugar do flerte e do rolê com os amigos.

Todas essas manifestações culturais populares nasceram a partir do básico, por meio do coletivo e com a intenção de dividir o prazer de se divertir ouvindo uma boa música. E por isso, falar sobre o mundo também é falar sobre música, já que cada ritmo tem o potencial de contar histórias sobre o que está ao nosso redor.

Paredão MEGATRON - Baile Império


O ouvido do brasileiro


Apesar de já terem sido associadas à criminalidade e proibidos em alguns lugares, nada conseguiu frear o sucesso das músicas criadas pra tocar no paredão. E por falar nisso, como foi possível que um fenômeno regional e do interior tenha se popularizado tão rápido nos últimos meses?

O comportamento de consumo musical do brasileiro tem mudado e isso pode indicar um motivo para a conquista. Pode ser uma novidade para algumas pessoas, mas nosso país é um dos que mais consome as próprias produções e durante a pandemia, o público se conectou ainda mais com os artistas. O isolamento social, a ausência dos shows e eventos estimulou o interesse dos brasileiros de acompanhar os artistas, de preferência nacionais. Além disso, um período difícil pode ser promissor para letras divertidas, ritmos alegres que remetem à festas, algo que potencializa ainda mais o paredão no imaginário dos ouvintes.

A maneira como as novas tecnologias influenciam nossa relação com a música também tem seu efeito. Antes os CDS, o rádio e a tv eram os meios de consumo ao alcance de escuta do público e hoje esse lugar pertence ao streaming. Sendo assim, você pode ouvir a qualquer momento e em qualquer lugar, as suas músicas preferidas. Além disso, é impossível dispensar o potencial das redes sociais de divulgação de artistas. Os gêneros musicais que conseguiram se equilibrar nesses novos meios, ganharam seu espaço nos ouvidos brasileiros.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre, conta pra gente: quem é seu artista preferido pra tocar no paredão?